quinta-feira, 3 de julho de 2014

Uma conversa sobre a montagem de O Arquiteto e o Imperador da Assíria pela Cia Pigmentus

Por Maria Cristina Brito*

O texto de O Arquiteto e o Imperador da Assíria, de Fernando Arrabal, trata da convivência de um homem, que tem sua origem no universo da cultura, com um selvagem, que habita uma ilha deserta e que pertence ao mundo da natureza.  Arrabal faz com que o encontro entre o Imperador e O Arquiteto da Assíria aconteça em um espaço mítico onde vêm à tona impulsos de natureza primordial e questões que dizem respeito a arquétipos , que nos colocam frente a frente com o que misteriosa e inconscientemente somos. 

Assim a fábula do texto de Fernando Arrabal se desenvolve em uma atmosfera mágica e mítica. Nesse universo íntimo e misterioso do ser humano vem à tona um contínuo jogo de natureza infantil que se desenvolve  entre os personagens. Um jogo onde se encenam faces do ser humano e de sua profunda necessidade do outro.  A importância e o medo da solidão. A importância do afeto. A inevitabilidade da memória. A culpa e o medo. A violência e o poder. Enfim, são vários aspectos da vida humana que são representados em jogos que apresentam uma natureza aparentemente infantil.

A montagem da Cia Pigmentus revela no espaço da cena essas nuances do texto de Arrabal de maneira profunda. A direção de Diêgo Deleon, contando com a Assistência de Direção e Produção de Marcela Jorge, resumiu o cenário a uma velha poltrona que funciona como o trono do Imperador. Esse cenário tem um caráter funcional e simbólico intenso pois é muito usado na luta pelo poder que se desenvolve ludicamente entre o Arquiteto e o Imperador. Os acessórios que aparecem em cena são trazidos de um outro  espaço, de aparente neutralidade dentro da fábula que se desenvolve. 

Seguindo esse pensamento, da importância do espaço vazio, é nos atores que se concentra a encenação. E a direção, segura como os atores, revela no espaço os meandros do texto de Arrabal. 

Dessa forma, Ritcheli Santana e Beto Corrêa se relacionam em cena com seus corpos e suas vozes miticamente construídas. E com isso se afirma a busca da profundidade mítica do arquiteto e do imperador em suas respectivas vontades na existência. Vontades que se antagonizam, se igualam ou se complementam e que têm a oportunidade de serem exteriorizadas em gestos , sentimentos e palavras ludicamente. 

Nesse sentido a montagem da Cia Pigmentus,  que tive a oportunidade de orientar na Escola de Teatro da Unirio, que contou com a orientação vocal da Professora Jane Celeste Guberfain  procurou desenvolver um estreito diálogo com aspectos da teoria do Teatro da Crueldade de Antonin Artaud.  É assim que a montagem se desenha no espaço do mito e mais especificamente do mito do duplo, onde uma experiência de inter-subjetividade é traçada. Nesse contexto o Arquiteto e o Imperador desenvolvem uma relação de duplo, de alterego.  E nesse espaço do duplo, fantasia e realidade se confundem.


Essa relação de duplo se faz revelar pelos atores de maneira extremamente poética onde as imagens constroem no espaço a escritura da cena. E dessa maneira o discurso da cena se estrutura sobre essa relação dialógica de personagens, no universo do duplo. Como a poética de Artaud O Teatro e seu duplo, onde o mito do duplo é estruturante de sua articulação teórica.

A encenação busca dessa forma revelar na atuação imagens da alma e dos personagens em sua relação de duplo.  Ritcheli e Beto, como atores e atletas do coração, dominam e entregam sua musculatura afetiva à busca dessa escritura poética no espaço.

Assim, como no Teatro da Crueldade de Antonin Artaud, a Cia Pigmentus encena no espaço um processo de empesteamento, onde a ilusão e a fantasia conduzem os acontecimentos em atmosfera lúdica e infantil, enquanto revela a crueldade que é ontológica  à vida.

Nessa perspectiva, no espaço metafísico da cena assistimos, à encenação de O arquiteto e o Imperador  da Assiria  e, observamos  impactados às imagens criadas pelo grupo e que  nos provocam uma interação com expressões míticas de nossos duplos no espaço.  A encenação se constrói assim como uma integração de signos que estabelecem um diálogo no espaço. Esse diálogo de gestos, voz, cenário, figurinos, acessórios, atores, se processa de maneira a construir novos sentidos para significados já estabelecidos.  E nesse momento a encenação penetra nitidamente naquilo que Artaud conceitua na sua poética da crueldade como a Anarquia.  Instaurando o processo de Anarquia, isto é, a possibilidade de atribuir novos sentidos a signos com significados já estabelecidos. 

E dessa forma a encenação do texto de Arrabal se escreve no espaço da cena dentro do universo da poesia e seus construtores , Diêgo, Ritcheli, Beto e Marcela Jorge se articulam na encenação de O Arquiteto e o Imperador da Assíria como escritores da cena , isto é, como poetas,  autores de seus próprios versos no espaço.

Rio da Janeiro 14 de junho de 2014


*Maria Cristina Brito é Professora Associada da Gradução e Pós Graduação da Escola de Teatro da UNIRIO e orientadora da Cia. Pigmentus no projeto "O Arquiteto e o Imperador da Assíria".

Nenhum comentário:

Postar um comentário